HISTÓRIA DO CEIVI

Fundado em 24 de agosto de 1984 o Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo – CEIVI iniciou suas atividades baseado na necessidade apresentada por 12 famílias e seus filhos deficientes intelectuais moradores no município de Vinhedo. Estas pessoas eram atendidas na APAE de Valinhos e PUC-Campinas. Dois fatores importantes derem inicio a formação de uma nova instituição: As famílias tinham muita dificuldade para locomover-se para Campinas e a APAE de Valinhos contava com um número crescente de atendidos daquele município, não podendo assumir as necessidades de outra cidade.

Estes pais foram procurar movimentos católicos da cidade para viabilizarem uma instituição no município. Um grupo de voluntários sensibilizados com o problema iniciou estudos para avaliar as necessidades e possibilidades do atendimento. O Sr. Fernandes Alcides Mazon já participava da diretoria de uma associação com os mesmos propósitos que Vinhedo necessitava, e esta instituição, Centro Educacional integrado de Campinas – CEI, serviu de referencia para a fundação do CEIVI. Após meses de reunião e trazendo para os estudos a prefeitura Municipal de Vinhedo, foi fundado o Centro Educacional Integrado de Vinhedo. A primeira sede da instituição foi em uma casa alugada, que serviu como espaço terapêutico para famílias e atendidos.

O trabalho inicial já seguiu padrões que atendiam as demandas no atendimento terapêutico e a atuação se dava por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por profissionais de Fisioterapia, Pedagogia, Fonoaudióloga, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Foram inúmeros eventos e parcerias para podermos ampliar o espaço físico e a demanda reprimida. Com o decorrer do trabalho muitos outros casos apareceram e em dois anos de atendimentos já contávamos com 38 atendidos. A Prefeitura Municipal de Vinhedo em 1992 fez a doação de um terreno para a construção da sede própria que se concretizou em 1997. Inauguramos um espaço de 1.270 mts inclusive com Piscina Terapêutica.

Nestes anos de atuação a história do CEIVI é a história do deficiente no município. Dados de pesquisa e monitoramento, apontam que o CEIVI foi e é o responsável pela implementação de políticas e metodologias inovadoras e atuais voltadas a este segmento, estando sempre no processo de garantia de direitos e legislações que eram fixadas no Brasil. Nosso trabalho é reconhecido no município e na região pelo empreendedorismo que realiza na gestão da organização.

VISÃO

Ser Agente de Metodologias Inovadoras com bases cientifica para o atendimento das pessoas  com Deficiência.

MISSÃO

Promover ações de atendimento e garantia de direitos para os Deficientes Intelectuais e suas Famílias.

 

FINALIDADE ESTATUTÁRIA

O CEIVI tem como finalidade promover ações de garantia de Direitos Sociais para o Deficiente Intelectual e sua família.

 

VALORES E PRINCÍPIOS

  • Qualidade no serviço oferecido


  • Respeito e diversidade humana


  • Humanização dos serviços


  • Ética no exercício profissional


  • Educação contínua


  • Gestão do conhecimento

 

OBJETIVO GERAL

Prevenir, Reabilitar, Incluir e Propiciar acolhimento ao deficiente intelectual e sua família.

 

GESTÃO ORGANIZACIONAL

A Gestão de Terceiro Setor, ou seja, a Gestão Social baseia-se em formular estratégias, politicas, metas   e procedimentos que assegurem o proposito da Organização garantido sua continuidade e que propicie a sinergia necessária entre todo seu corpo de Diretores, Funcionários, Voluntários e Parceiros mantendo serviços de qualidade no segmento de atuação.

A Filosofia baseia-se na corresponsabilidade e participação de todos os envolvidos no processo de trabalho.

O CEIVI utiliza-se do Planejamento Estratégico Social como ferramenta de Gestão por um período de 3 anos, coincidindo com os mandatos de Diretorias.

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

  • Ser morador no município de Vinhedo
  • Ser triado pela Equipe Terapêutica do CEIVI