A instituição atende Pessoas com Deficiência Intelectual/Transtorno do Espectro Autista e suas famílias, do Município de Vinhedo.

Público alvo do atendimento: Pessoa com Deficiência Intelectual com ou sem outras deficiências e patologias associadas, Transtorno Espectro Autista e suas famílias.

  • Deficiência intelectual: Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais habilidades adaptativas, tais como:
  1.  Comunicação;
  2.  Cuidado pessoal;
  3.  Habilidades sociais;
  4.  Utilização de recursos da comunidade;
  5.  Saúde e segurança;
  6.  Habilidades acadêmicas;
  7.  Lazer;
  8.  Trabalho.

Obs.: Muitos em decorrência de fator neurológico contam com alterações motoras e músculo esqueléticos.

  • Transtorno do Espectro Autista:
  • Prejuízo qualitativo nas interações sociais, marcado pelo uso de formas não verbais para comunicação, falta de interação com os colegas e a dificuldade na reciprocidade social, emocional e no compartilhamento de experiências.
  • Prejuízo qualitativo na comunicação, atrasos no desenvolvimento da linguagem verbal, acompanhado pela ausência de tentativas de se comunicar alternativamente (utilizando-se de gestos, por exemplo), prejuízo na conversação (manter ou iniciar uma conversa), uso da linguagem de maneira estereotipada e repetitiva (por exemplo, a ecolalia), falta de brincadeiras de faz de conta e imitação social.
  • Padrões restritivos repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, interesses restritos e muito direcionados, adesão inflexível a rotinas ou rituais não funcionais específicos, maneirismos estereotipados e repetitivos (tais como abanar a mão ou o dedo, balançar todo o corpo), preocupação persistente com partes de objetos (ex: rodas de um carrinho). Bosa (2006).